Topo

Josias de Souza

Jefferson: ‘Os instintos deliciosamente primitivos’

Josias de Souza

29/05/2015 19h22

Treze dias depois de deixar a cadeia para cumprir o resto de sua pena em casa, Roberto Jefferson casou-se com ana Lúcia Novaes. Dirigindo-se aos cerca de 300 convidados que testemunharam a união, o algoz do petismo injetou um pedaço da memória do mensalão no enredo da cerimônia nupcial.

Aos prantos, Jefferson enalteceu a noiva: "Ela sofreu ao meu lado as mais duras penas da minha vida. Nunca chorou, nunca se lastimou. Enfrentou com serenidade a CPI do Mensalão, a minha cassação na Câmara dos Deputados, o julgamento e a prisão."

Súbito, Jefferson emendou: "Minha Ana, você desperta em mim os instintos mais deliciosamente primitivos." A plateia entregou-se ao riso. Excluindo-se o "deliciosamente", a frase é exatamente a mesma que o orador dirigiu ao desafeto José Dirceu no auge do mensalão, em 2005, numa audiência do Conselho de Ética da Câmara.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.