Topo

Josias de Souza

PT festeja na TV a prisão de ‘gente importante’

Josias de Souza

06/06/2015 18h22

.

O Partido dos Trabalhadores exibe em rede nacional de rádio e tevê mais duas inserções comerciais do lote a que tem direito neste primeiro semestre de 2015. Começaram a ser veiculadas neste sábado (6) e voltarão ao ar na próxima terça-feira (9). Numa das peças, o partido se jacta de ter ajudado a "reescrever a história do Brasil". Ao enumerar as realizações dos seus 12 anos de poder, o partido que carregou o mensalão e o petrolão para o verbete da enciclopédia celebrou: "Mais gente importante pôde ser investigada e presa por corrupção do que em outros governos."

Pelo que se observa no país do lado de fora do comercial do PT, o partido executou seu papel com tal empenho que forneceu até os condenados e os supeitos importantes que passaram ou ainda se encontram no xilindró. Pela penitenciária da Papuda passou toda a ex-cúpula do PT: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, João Paulo Cunha… Pelos colchonetes da carceragem da PF no Paraná já passaram o tesoureiro João Vaccari Neto, diretores da Petrobras nomeados sob Lula e empreiteiros que lavaram propinas na caixa registradora do PT.

No segundo comercial, o PT se autoelogia por ter lutado sempre "do lado certo". A começar pela luta contra a ditadura. A peça termina assim: "Agora, o PT está na luta contra a terceirização, que fere os direitos do trabalhador. E vai lutar até o fim, porque o PT continua do lado certo, ao lado do Brasil e dos que mais precisam." O partido se absteve de esclarecer de que lado está nas restrições que Dilma Rousseff impõe aos trabalhadores na obtenção de direitos trabalhistas como o seguro desemprego e abono salarial.

.

Por tudo o que trombeteia em seus comerciais, o PT talvez devesse ampliar o pedaço do seu orçamento dedicado ao marketing. Depois de tantos anos no poder, a propaganda é o melhor que o partido consegue fazer. Nos comerciais do PT, a realidade está cada dia mais inacreditável.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.