Topo

Josias de Souza

Presença de investigados tisna posse de Fachin

Josias de Souza

16/06/2015 18h54

.

Tomou posse nesta terça-feira o novo ministro do STF, Luiz Edson Fachin. Ele ocupará a cadeira que foi de Joaquim Barbosa. A cerimônia foi tisnada por uma peculiaridade. Compunham a mesa de autoridades Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Os dois são investigados na Suprema Corte por suspeita de recebimento de propinas provenientes da Petrobras.

A naturalidade com que ambos exercem as prerrogativas de chefes do Poder Legislativo é um bom sinal. Indica que, a despeito da sucessão de escândalos, não houve nenhum aumento do cinismo que marca a política brasileira. Continua nos mesmos 100%.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.