Topo

Josias de Souza

Habeas corpus pede que Moro não prenda Lula

Josias de Souza

25/06/2015 12h29

Foi protocolado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, na tarde de quarta-feira (24), um pedido de habeas corpus preventivo em nome de Luiz Inácio Lula da Silva. Pede que o ex-presidente não seja preso na Operação Lava Jato, conduzida em Curitiba pelo juiz Sérgio Moro. A assessoria de Lula informa que ele não tomou a iniciativa e desconhece o autor do pedido.

"Qualquer pessoa pode entrar com um pedido de habeas corpus", disse a assessoria de Lula ao blog. "Esse pedido não foi impetrado por nenhuma pessoa ligada a ele. Não sabemos se o autor é pessoa simpática ao ex-presidente ou alguém da oposição, algum provocador interessado em produzir um factoide. Estranhamos que a notícia tenha aparecido no Twitter do senador Ronaldo Caiado."

Em mensagem veiculada no Twitter, Caiado anotou: "Temendo ser preso pelos malfeitos que cometeu —disso ninguém mais duvida—, Lula apresenta habeas corpus preventivo."

Noutro post, o senador acrescentou: "Lula 'Brahma' quer escapar da responsabilidade no escândalo do Petrolão—Lava Jato. Habeas corpus prova que o 'chefe' foi identificado."

Brahma é o apelido associado a Lula em comunicados internos de executivos da Construtora OAS, apreendidos pela Polícia Federal.

– Atualização feita às 15h51 desta quinta-feira (25): A Justiça indeferiu o pedido de habeas corpus preventivo protocolado em favor de Lula. Tachada na decisão judicial de "aventura jurídica", a petição é de autoria de Maurício Ramos Thomaz, um morador de Sumaré (SP). Ele alega que agiu para evitar a prisão de Lula por razões políticas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.