Topo

Josias de Souza

Barbosa critica os ataques de Dilma à delação

Josias de Souza

30/06/2015 12h53

O ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa espantou-se com os ataques de Dilma Rousseff à ferramenta da delação premiada. "Há algo profundamente errado na nossa vida pública", anotou o ex-relator do mensalão no Twitter, na madrugada desta terça-feira. "Nunca vi um Chefe de Estado tão mal assessorado como a nossa atual presidente", ele acrescentou. "Caberia à assessoria informar que atentar contra bom funcionamento do Poder Judiciário é crime de responsabilidade!".

Horas antes da manifestação de Barbosa, Dilma comentara em Nova York a revelação do empreiteiro-delator Ricardo Pessoa de que repassou à sua campanha presidencial, em 2014, R$ 7,5 milhões em verbas roubadas da Petrobras. A presidente valera-se de uma comparação esdrúxula:

"Eu não respeito delator, até porque estive presa na ditadura militar e sei o que é. Tentaram me transformar numa delatora. A ditadura fazia isso com as pessoas presas, e garanto para vocês que resisti bravamente. Até, em alguns momentos, fui mal interpretada quando disse que, em tortura, a gente tem que resistir, porque se não você entrega seus presos."

Barbosa recordou: "…'colaboração' ou 'delação' premiada é um instituto penal-processual previsto em lei no Brasil! Lei!!!" O ex-ministro não disse, mas essa lei foi sancionada pela própria Dilma, há dois anos.

"Zelar pelo respeito e cumprimento das leis do país: esta é uma das mais importantes missões constitucionais de um presidente da República!", lecionou Barbosa.

"Nossa Constituição outorga ao presidente a prerrogativa de vetar um projeto ou de impugnar uma lei perante o STF por inconstitucionalidade", acrescentou. "Porém, a Constituição não autoriza o presidente a 'investir politicamente' contra as leis vigentes, minando-lhes as bases."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.