Topo

Josias de Souza

Olimpíadas viram trampolim de Paes para 2018

Josias de Souza

10/07/2015 15h53

Facebook/Reprodução

Candidato cada vez mais explícito à sucessão de 2018, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comanda nesta sexta-feira uma caravana do seu partido, o PMDB, às obras vinculadas aos Jogos Olímpicos de 2016. Entre os visitantes estão o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo) e cerca de 40 deputados federais da legenda. À noite, vão se juntar aos visitantes o presidente em exercício Michel Temer e ministros do PMDB. Todos serão recebidos num jantar oferecido pelo prefeito em sua residência oficial.

Deve-se a pajelança a uma tentativa de Eduardo Paes de transformar as Olimpíadas do ano que vem numa plataforma de lançamento do seu nome no cenário político nacional. Líder regional, o prefeito testa a receptividade do seu nome como alternativa presidencial do PMDB. A conquista de eleitores fora do Rio não é seu único desafio. Antes, precisa seduzir o seu próprio partido, uma superestrutura à procura de um rosto. O tour olímpico de Eduardo Paes prossegue neste sábado (11).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.