Topo

Josias de Souza

Collor tentou evitar apreensão de carros de luxo

Josias de Souza

15/07/2015 01h45

. 

Fernando Collor de Mello relatou a um grupo de colegas do Senado o esforço que empreendeu para tentar evitar a apreensão de seus carros de luxo pela Polícia Federal. Disse que chegou a exibir a declaração de Imposto de Renda aos agentes que deram uma batida na Casa da Dinda, sua mansão brasiliense. Fez isso para demonstrar que não escondera do fisco o Porsche, a Ferrari e o Lamborghini que guardava na garagem. Os policiais deram de ombros.

Na sequência, Collor tentou convencer os "visitantes" de que ele próprio poderia ser o "fiel depositário" dos automóveis. Fiel depositário é o termo jurídico que designa a pessoa escolhida pela Justiça para cuidar de um determinado bem até o desfecho de um processo. Não colou. Abespinhado, Collor disse aos senadores que o ouviam: "Essa era a imagem que eles queriam". (assista abaixo um trecho do discurso que Collor fez na tribuna do Senado).

.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.