Topo

Josias de Souza

Governo receia que denúncias contra congressistas incendeiem Congresso

Josias de Souza

24/07/2015 05h39

Um dos ministros que integram a coordenação política do governo realizou nas últimas 72 horas uma rodada de conversas telefônicas com congressistas em férias. Deputados e senadores abordados sentiram-se como se respondessem a uma pesquisa de opinião sobre os humores do Legislativo na volta ao trabalho, em 3 de agosto. O "pesquisador" revelou a alguns dos "pesquisados" que o Planalto teme viver no Congresso um segundo semestre ainda mais atribulado do que o primeiro.

Afora as pendências habituais, o ministro mencionou uma preocupação do governo com as denúncias que a Procuradoria da República deve começar a fazer a partir de agosto contra as três dezenas de parlamentares suspeitos de receber propinas no escândalo da Petrobras —entre eles Eduardo Cunha e Renan Calheiros, presidentes da Câmara e do Senado.

O receio é o de que a formalizaçãoo das denúncias incendeie o Parlamento num instante em que o governo precisaria de serenidade para votar propostas que julga vitais —de pendências do ajuste fiscal à revisão da meta de superávit. A enquete informal revelou que, com ou sem Lava Jato, o contato dos parlamentares com o eleitorado dos seus Estados encurtou-lhes o pavio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.