Topo

Josias de Souza

Operador do PMDB de Cunha negocia delação

Josias de Souza

24/08/2015 05h50

Em conversa com o repórter Chico Otávio, o advogado Sérgio Riera, que defende o lobista do PMDB Fernando Baiano, confirmou que seu cliente busca um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. Se a negociação vingar, as confissões de Baiano podem complicar a já conturbada situação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Conforme a denúncia protocolada pela Procuradoria-Geral da República no STF contra Cunha, foi com Fernando Baiano que o delator Julio Camargo, representante da Samsung em contratos de aluguel de navios-sonda à Petrobras, negociou propina de US$ 5 milhões para o deputado. Para que sua delação resulte em benefícios judiciais, Baiano terá de acrescentar novidades ao enredo.

Preso há nove meses, o lobista do PMDB já foi condenado pelo juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, a 16 anos de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O advogado Sérgio Riera assumiu a defesa de Fernando Baiano no início de agosto, depois que seu colega Nélio Machado, avesso ao instituto da delação, preferiu abdicar do caso a ter que costurar a delação.

Diz-se que o acordo com Baiano ainda não vingou porque os procuradores que o inquiriram consideraram sua narrativa muito pobre de novidades. Sobre isso, o doutor Sérgio Riera preferiu não fazer comentários.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.