Topo

Josias de Souza

Contra recessão, Dilma quer ‘amor no coração’

Josias de Souza

28/08/2015 18h58

.

Num dia em que o IBGE informou que a economia brasileira encolheu 1,9% no segundo trimestre de 2015, Dilma Rousseff se esforçou para tranquilizar a nação. Em discurso feito na cidade cearense de Caucaia, a presidente falou de esperança e amor: "Temos a garra de superar nossas dificuldades. Mas tem uma característica especial do brasileiro. Nós superamos isso com muita esperança e muito amor no coração e com nadinha de amargura ou de ódio."

Entre as quatro paredes do seu gabinete, Dilma trama com a equipe econômica recriar a famigerada CPMF. À plateia do Ceará, madame disse que sua administração "pensa em criar empregos".

"Vocês acham que a situação está incerta, que a inflação está alta, vocês temem perder o emprego, mas o meu governo pensa em aumentar o emprego e garantir a volta do crescimento. Também queremos reduzir a inflação, porque sabemos que a inflação corrói a renda do trabalhador."

Alguém precisa informar para Dilma o que se passa ao redor. Se ela consegue manter a calma enquanto todos à sua volta estão se descabelando, provavelmente está mal informada. Ou é isso ou Dilma desobrigou-se de fazer sentido.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.