Topo

Josias de Souza

Cardozo foi abalroado pelo ódio na Av. Paulista

Josias de Souza

30/08/2015 20h37

. 

Muito vaiado ao seu tempo, o velho cronista Nelson Rodrigues construiu uma tese: "O homem pode viver sem amor e não pode viver sem ódio. Como precisa odiar alguém, e não tem ninguém para odiar, odeia-se a si mesmo. Um dia, arrancará a própria carótida e chupará o próprio sangue, como um vampiro de si mesmo."

Neste domingo (30), militantes de movimentos anti-Dilma levaram o 'Lula inflado', boneco do ex-presidente petista, para passear na Avenida Paulista. A certa altura, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) cruzou o caminho dos manifestantes. Foi cercado e xingado. Seus algozes precisam tomar cuidado. Mantido o ritmo, logo estarão chupando o próprio sangue. É tênue a fronteira que separa o ativista político do vampiro de si mesmo.

.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.