Topo

Josias de Souza

Na TV, Michel Temer já faz pose de pós-Dilma

Josias de Souza

30/08/2015 08h20

.

A esse ponto chegou o Brasil: a crise deu ao PMDB, até aqui uma superestrutura pendurada no ar, ganhou um sentido de urgência. Dilma Rousseff deu a Michel Temer, por por ora um vice tratado como versa, uma sensação de utilidade. Servindo-se de um espaço que a lei assegura ao PMDB, Temer fará sua estreia no papel de pós-Dilma em comerciais exibidos a partir de terça-feira no horário nobre da TV, no intervalo de 'A Regra do Jogo', a nova novela das 21h.

"O Brasil vive momentos difíceis, mas já enfrentamos crises ainda maiores", dirá Temer, rosto grave, num dos oito comerciais de 30 segundos que o PMDB levará ao ar. "Questões que pareciam insuperáveis, sempre demos a volta por cima. E não vai ser diferente agora", ele prosseguirá, fronte crispada. "O momento pede equilíbrio, o momento pede grandeza. A hora é de diálogo, de ouvir, de reunificar a sociedade", acrescentará, antes do arrematar: "O Brasil é um só. E sempre vai ser maior e mais importante do que qualquer governo. Esta é a verdade."

A política é feita de poses. No momento, há três poses relevantes na praça: Dilma faz pose de quem preside. Mas já não há por trás da faixa presidencial nada que consiga projetar as aparências mínimas do poder. Lula finge que nada tem a ver com a conversão do PT em organização criminosa ou com o estilhaçamento do governo de sua "poste". E faz pose de 2018. No esforço para salvar a própria pele, joga terra sobre os três anos e quatro meses que faltam para Dilma voltar para casa.

Imiscuindo-se entre o desespero do criador e a fantasia da criatura, Temer faz pose de solução constitucional, capaz de "reunificar a sociedade" caso sobrevenha a "grandeza" da renúncia de Dilma ou "a volta por cima" de um impeachment. A pose de Temer não se destina à sociedade. O vice de Dilma acena para dentro. É como se abandonasse o estilo lhano e, voltando-se para o Congresso, gritasse para a oposição hesitante e para o governismo atônito: "Para bons entendedores, meia palavra basta. Entenderam, …becis?"

As duas portas de saída que levam a Temer —a renúncia ou o afastamento da titular— não retirariam o país do beco sem saída em que se encontra. Apenas aplicariam na conjuntura uma meia-sola prevista na Constituição. Mas cabe perguntar: trocar Dilma por Temer para quê? Gente de boa vontade, como o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), diz que a coisa poderia funcionar se resultasse na construção de uma transição à moda de Itamar Franco —o vice que herdou o caos produzido por Fernando Collor e permitiu ao país, meio aos trancos, livrar-se do pântano com a edição do Plano Real.

Antes, é preciso rezar para que o petrolão não respingue óleo queimado em Temer e decidir o que fazer com o entulho do PMDB. Renan Calheiros e Eduardo Cunha também protagonizam comerciais que o partido exibirá na TV. "Governos passam, e o Brasil sempre vai ser maior do que qualquer governo", afirma Renan numa das peças. De fato, tudo passa no Brasil. Só Renan fica. Como presidente da Câmara, diz Cunha noutra propaganda, meu dever "é defender sua independência, cumprir rigorosamente a Constituição e, acima de tudo, priorizar o que é de interesse da sociedade." Tudo isso, evidentemente, se os delatores da Lava Jato permitirem.

A presença de Renan e Cunha em cena cobra dos antagonistas de Dilma que planejam se tornar apologistas de Temer uma reação qualquer. Uma cara de nojo já seria um bom começo. Depois, será necessário considerar que o PMDB, além de sócio do descalabro, é hoje apenas a casca de um partido. Esvaziado de qualquer tipo de conteúdo programático, pode ser a favor de tudo ou contra qualquer outra coisa. Quem se dispõe a compor um governo de união nacional liderado pelo PMDB?, eis a questão.

Admitindo-se que a crise leve a política a saltar todas as interrogações, nenhum arranjo ficará em pé sem o endosso das ruas. Elas já roncaram três vezes desde março. Não foram barulhos negligenciáveis. Mas o asfalto precisaria rugir mais forte. Jarbas Vasconcelos recorda que o PT, embora alquebrado, não é o PRN de Fernando Collor. Ainda exibe capacidade de reação. Para o deputado, a renúncia de Dilma simplificaria as coisas. "Não é impossível", diz Jarbas. "Precisamos considerar que a economia ainda não chegou no fundo do poço. E não devemos esquecer que até o papa renunciou."

A esse ponto chegou o Brasil! Torce para que Dilma vista um pijama de Bento 16 e reza por um milagre que converta Temer num neo-Francisco.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.