Topo

Josias de Souza

PT silencia ante o indiciamento dos ‘guerreiros’

Josias de Souza

01/09/2015 19h52

A Polícia Federal indiciou nesta terça-feira mais 14 pessoas encrencadas no escândalo da Petrobras. Entre elas estão dois personagens que o PT costumava recepcionar em seus encontros como 'herois do povo brasileiro': o ex-todo-poderoso José Dirceu e o ex-tesoureiro João Vaccari Neto. Sintomaticamente, o PT reagiu aos indiciamentos com o silêncio.

Em privado, integrantes da cúpula petista afirmam que o partido já não pode defender Dirceu. Por quê? O ex-chefão da Casa Civil teria agenciado na Petrobras interesses pessoais, não partidários. Nessa versão, ao apropriar-se dos meios para si, o guerreiro tornou os fins injustificáveis.

E quanto a Vaccari, por que o abandono? Bem, para esse caso o petismo ainda não formulou uma explicação. Parte da legenda acha que Vaccari deveria ser afagado com uma manifestação partidária. Sob pena de o ex-tesoureiro concluir que certos silêncios merecem resposta imediata.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.