Topo

Josias de Souza

Depoimento de Pessoa será usado contra Dilma

Josias de Souza

03/09/2015 19h23

O PSDB pedirá ao Tribunal Superior Eleitoral que requisite ao juiz Sérgio Moro cópia do depoimento prestado pelo delator Ricardo Pessoa. Dono da construtora UTC, ele declarou ter repassado ao PT propinas extraídas de contatos com a Petrobras. O magistrado quis saber se estava claro que o repasse ao partido era decorrente de propina. E o empresário: "Mais claro impossível, eu depositava oficialmente na conta do Partido dos Trabalhadores."

Em petição a ser protocolada nesta sexta-feira (3), o tucanato pedirá ao TSE que junte esse depoimento a um processo que move contra Dilma Rousseff. Uma das acusações é a de que a campanha à reeleição da presidente foi financiada com verbas sujas provenientes da Petrobras. O blog apurou que a Justiça Eleitoral deve deferir o pedido do PSDB.

Oficialmente, o PT continua alegando que todas as doações que recebeu são legais. Sustenta que tudo foi declarado nas prestações de contas à Justiça Eleitoral. O depoimento de Pessoa torna frágil essa alegação. O empresário era o coordenador do cartel de empreiteiras que fraudava licitações na Petrobras. Confirmando-se o teor de sua delação, o TSE fica na incômoda sutuação de ter sido usado como lavanderia de verbas sujas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.