Topo

Josias de Souza

Dilma arma uma Lava Jato no porto de Santos

Josias de Souza

06/09/2015 05h07

Com as bênçãos de Dilma, o Planalto negocia com dois deputados do PMDB —Leonardo Picciani, do Rio de janeiro; e José Priante, do Pará— indicações para postos de direção na Cia. Docas de São Paulo, responsável pela operação do porto de Santos.

Para compreender a situação do Brasil é necessário um certo distanciamento. Que começa com deputados do Rio e do Pará emplacando apaniguados em poltronas federais na cidade de Santos. Passa por operações do tipo Lava Jato. E terminam como um singelo "eu não sabia".

– Ilustração via Miran Cartum.

— Atualização feita às 21h26 deste domingo (6): O deputado Leonardo Picciani enviou uma nota ao signatário do blog. Nela, informa que não faz indicações para cargos. Apenas encaminha nomes indicados por colegas da bancada do PMDB. Diz não ter patrocinado indicação para o porto de Santos. Então, tá! Vai abaixo a manifestação do deputado:

Prezado Josias de Souza, venho por meio deste, esclarecer uma questão no que tange à nota publicada em sua coluna com citação da minha pessoa. Quero destacar que, ao longo dos meus mandatos exercidos, jamais indiquei qualquer pessoa para ocupar cargos na administração pública. E assim pretendo seguir.

Sobre as indicações encaminhadas, as faço na qualidade de líder e em atenção às demandas dos membros da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Membros esses, os responsáveis por suas indicações. Muito embora eu não o tenha feito no caso específico da Docas de Santos.

Espero desta forma, que eu possa contribuir para o esclarecimento do equívoco da sua publicação."

Atenciosamente,

Leonardo Picciani, Líder do PMDB na Câmara dos Deputados.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.