Topo

Josias de Souza

Paulinho da Força vira réu em ação no Supremo

Josias de Souza

08/09/2015 17h37

A Segundo Turma do STF aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra o deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP). Com isso, Paulinho da Força, como é conhecido, tornou-se réu numa ação penal em que é acusado de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e crime conta o sistema financeiro.

De acordo com a denúncia, Paulinho recebeu verbas desviadas de financiamentos concedidos pelo BNDES a empresas e  prefeituras. Coisa intermediada por um conselheiro do BNDES indicado pela Força Sindical, a central comandada pelo deputado. O desvio era consumado por meio de empresa de consultoria que recebia dos clientes do BNDES por serviços não realizados.

Dos cinco ministros que integram a Segunda Turma do STF, apenas três estavam presentes ao julgamento: Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Teori Zavascki. Todos consideraram que há na denúncia indícios suficientes para a conversão de Paulinho em réu. A defesa do deputado nega o envolvimento dele nos crimes. Alega que o nome de Paulinho foi utilizado indevidamente por membros de uma quadrilha.

Os fatos que deram origem à denúncia agora convertida em ação penal foram apurados em 2007 numa operação da Polícia Federal batizada de Santa Tereza. Paulinho vai ao banco dos réus num instante em que integra a frente de oposição favorável ao impeachment de Dilma Rousseff.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.