Topo

Josias de Souza

200 mil aderem a site pró-impeachment no 1º dia

Josias de Souza

10/09/2015 19h39

Zeca Ribeiro/Ag.Câmara

Levado ao ar na manhã desta quinta-feira por um movimento suprapartidário da Câmara, o site com um abaixo-assinado a favor do impeachment de Dilma Rousseff atraiu até o início da noite mais de 200 mil subscritores. Às 19h38, já havia 209.900 assinaturas. A meta dos organizadores da página para o primeiro dia era de 100 mil adesões.

Encampado pelos antagonistas de Dilma, o pedido de impeachment assinado pelo jurista Hélio Bicudo, fundador do PT, foi reproduzido no site na íntegra. Na peça, Bicudo enumera como razões para o afastamento da presidente da República as manobras contábeis conhecidas como "pedaladas fiscais", a corrupção descoberta na Petrobras pela Operação Lava Jato e a compra com prejuízos da refinaria de Pasadena, no Texas, com a anuência de Dilma.

O movimento pró-impeachment reúne deputados dos oposicionistas PSDB, PPS, DEM, SD e PSC, do "independente" PTB, além de dissidentes dos governistas PMDB, PSD e PR.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.