Topo

Josias de Souza

Com Giles, Dilma vira articuladora de si mesma

Josias de Souza

16/09/2015 06h02

Dilma decidiu confiar ao assessor especial Giles Azevedo, um amigo de três décadas, a atribuição de articulador político do governo. Ficou entendido que, com Giles, Dilma será a articuladora de si mesma —com todas as consequências que sua falta de traquejo para o ofício podem acarretar.

Por ordem de Dilma, coube ao ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), a quem Temer acusa privadamente de tê-lo sabotado, comunicar ao vice-presidente sobre a ascensão de Giles, um dos personagens cuja interferência na política levou Temer a tomar distância do balcão. Por vezes parece que Dilma gosta de tratar Temer com a sutileza de um elefante.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.