Topo

Josias de Souza

Mais um delator diz que pagou propina a Cunha

Josias de Souza

28/09/2015 18h39

Já virou rotina. Mais um personagem enrolado na Lava Jato apontou o dedo para Eduardo Cunha. Dessa vez foi o lobista João Augusto Rezende Heriques, apontado como operador do PMDB na diretoria Internacional da Petrobras. Ele disse em depoimento que depositou dinheiro de propina numa conta na Suíça que tinha como beneficiário o atual presidente da Câmara. Cunha não quis cometar a novidade. "É com meu advogado", disse.

Quantas delações serão necessárias para que a Câmara se convença de que está sendo presidida por uma anomalia?, eis a pergunta que flutua na atmosfera. Hoje, apenas cerca de 30 dos 513 deputados manifestam desconforto com a presidência de Cunha. O silêncio da banda muda exige grandes barulhos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.