PMDB vê Mercadante como escorpião da fábula
Os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Gilberto Kassab (Cidades) tocaram o telefone para Michel Temer nesta segunda-feira. Ambos negaram que estivessem conspirando para cooptar quadros do PMDB para o PL, partido seminovo que Kassab tenta recriar no TSE. O blog perguntou a um auxiliar de Temer se o vice-presidente acreditou. E ele: "Você não conhece a história do escorpião?"
Referia-se à fábula do escorpião que pede a ajuda do sapo para atravessar o rio. O sapo revela o medo de ser picado. Mas o escorpião alega que, ferroando-o, ele se afogaria junto. O sapo concorda. No meio da travessia, porém, o escorpião aciona os ferrões. Por quê?, indaga o sapo. E o escorpião: Não resisti, é da minha natureza.
Para o PMDB, é da natureza de Mercadante ferroar o aliado. Daí a suspeita de que o ministro reteve na Casa Civil a sanção de Dilma ao projeto de reforma eleitoral que impõe limites ao poder de sedução de Kassab. O PMDB está convencido de que Mercadante tentou picá-lo novamente, ignorando os apelos de Dilma para que o aliado ajude o governo a atravessar as águas turvas do impeachment.
Para além dos telefonemas, a cúpula do PMDB espera que o mal-estar seja desfeito por Dilma nesta terça-feira. Do contrário, a resposta pode chegar nesta quarta-feira, na sessão em que o Congresso analisará os vetos da presidente às chamadas propostas-bomba.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.