Topo

Josias de Souza

STF autoriza PF a interrogar Lula na Lava Jato

Josias de Souza

02/10/2015 19h16

O ministro Teori Zavascki, do STF, autorizou a Polícia Federal a interrogar Lula num inquérito da Operação Lava Jato. O ex-presidente será inquirido como testemunha, não como investigado. Na expressão de Teori, o ex-presidente é "informante".

Foram autorizados também os interrogatórios de três ex-ministros petistas: José Dirceu (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Autor do pedido de autorização para ouvir Lula e os ex-ministros, o delegado federal Josélio Sousa está agora autorizado a expedir as intimações. Não há prazo para que isso ocorra.

No ofício em que pediu a inquirição de Lula, o delegado alegou que ele, "na condição de mandatário máximo do país" na época do assalto à Petrobras, "pode ter sido beneficiado pelo esquema […], obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal."

Josélio acrescentou: "Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.