Topo

Josias de Souza

FHC: ‘Ou bem Dilma reage ou ela é renunciada’

Josias de Souza

04/10/2015 19h46

Em artigo veiculado neste domingo (4), Fernando Henrique Cardoso tratou Dilma Rousseff como uma presidente em estágio terminal. "O mandato ainda dura três anos e pouco e o tempo urge", anotou. "Ou bem a presidente reage (e vê-se que não tem gás para tanto), ou ela é 'renunciada'."

FHC não parece apostar muitas fichas no impeachment. "Mesmo que se cogite de impedimento, este está limitado pelo decorrer de prazos legais. Haverá tempo? Como conciliar, sempre dentro da Constituição, as urgências da economia e da vida com a morosidade dos tempos políticos?"

Para FHC, o ritmo da política destoa das necessidades das pessoas e das empresas. "Chegará o momento de acelerar decisões", anotou. O fisiologismo pode dar sobrevida a Dilma. Mas FHC questiona a serventia do recurso: "Talvez um anjo perverso aconselhe à presidente: entregue logo sua alma ao diabo, entre mais fundo no 'toma lá dá cá' e salve seu mandato. Pode até conseguir, mas valerá a pena? E acaso isso modifica a dança do país à beira do abismo?"

A conjuntura pede ação rápida, acredita FHC: "Quanto antes os mais responsáveis percebam que ou agem ou serão tragados pela voragem da crise, melhor. Ainda há tempo. Pouco, contudo."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.