Topo

Josias de Souza

Novo ministro do PDT critica o ajuste e a CPMF

Josias de Souza

06/10/2015 05h47

Nas pegadas da cerimônia de posse dos novos ministros, o deputado André Figueiredo, que migrou da liderança do PDT na Câmara para a pasta das Comunicações, criticou o ajuste fiscal e bateu na CPMF.

"Nossa equipe está trabalhando para apresentar alternativas que minimizem o impacto de medidas antipáticas e que estão penalizando a classe média, os trabalhadores e o capital produtivo do país", disse Figueiredo.

Quanto à CPMF, o ministro considera que é "bem complicado" para o governo obter apoio para ressuscitar o tributo. Sugere alternativas. "Sempre defendemos o aumento da Contribuição Social sobre Lucro Líquido."

Fica-se com a impressão de que o PDT topa participar do esforço para fazer respiração boca a boca em Dilma. Mas prefere evitar o envolvimento emocional.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.