Topo

Josias de Souza

PGR pede inquérito contra o presidente do DEM

Josias de Souza

06/10/2015 00h20

Num instante em que os antagonistas de Dilma Rousseff armam a cena para o ato do pedido de impeachment, a Procuradoria-Geral da República atravessou no palco uma requisição de abertura de inquérito no STF contra um oposicionista de mostruário: ninguém menos que o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM. Ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Para potencializar o constrangimento, o caso surgiu no contexto da Operação Lava Jato. De acordo com a petição protocolada no Supremo, Agripino é suspeito de negociar propina com a OAS na construção da Arena das Dunas, estádio erguido em Natal para receber jogos da Copa de 2014. Como não há ligação direta com a roubalheira da Petrobras, o processo correrá em raia própria.

O relator não será o ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos da Lava Jato. A petição da Procuradoria foi à mesa do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Nesta terça-feira, deve ser sorteado um relator, a quem caberá decidir se os indícios justificam a abertura de um inquérito contra Agripino.

O senador declarou-se "indignado" com a acusação. Tachou-a de "absurda, inverídica e descabida." Colocou-se à disposição do Judiciário para prestar "os esclarecimentos que se fizerem necessários." O processo corre em segredo. Se o inquérito for aberto, será o segundo.

Agripino já é investigado no STF por conta de acusações feitas por um empresário chamado George Olímpio. Convertido em delator, ele revelou que pagou propinas para tornar-se prestador de serviços de inspeção veicular no Detran potiguar. Contou que Agripino teria exigido R$ 1 milhão para campanhas políticas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.