Topo

Josias de Souza

Picciani deve perder a liderança de megabloco

Josias de Souza

06/10/2015 16h41

Parceiros do PMDB no maior bloco partidário em funcionamento da Câmara, PP, PTB, PSC, PHS e PEN articulam a formação de um novo agrupamento para se livrar da liderança do peemedebista Leonardo Picciani.

Junto, o megabloco controla 149 votos. Com a separação, o novo bloco ocupará 84 assentos no plenário da Câmara. E Picciani será líder formal apenas do PMDB, cuja bancada soma 65 deputados, dos quais 22 declaram-se independentes.

Sintomaticamente, a liderança de Piccicani passou a ser questionada depois que ele se aproximou de Dilma Rousseff. Desmoronou no instante em que seu nome passou a ser cogitado como alternativa do Planalto para a presidência da Câmara.

De aliado de Eduardo Cunha, Picciani passou a ser visto como rival pelo atual madachuva da Câmara. As digitais de Cunha estão impressas na articulação que deve levar à formação do novo bloco.

Cogita-se acomodar na posição de líder do grupo o deputado André Moura (SE), comandante da bancada do PSC. Ele reúne duas características: é aliado incondicional de Cunha e defende o impeachment de Dilma.

Amigo de Picciani, o líder do PP, Eduardo da Fonte (PE), se opõe à dissolução do bloco majoritário. Mas a maioria de sua bancada defende a separação. Avalia-se que o líder do PMDB negligencia os interesses dos demais partidos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.