Topo

Josias de Souza

Governo promove um arrastão de nomeações

Josias de Souza

12/10/2015 19h31

Miran

Abriram-se na Esplanada dos Ministérios todas as gavetas que represavam nomeações de afilhados de congressistas para cargos no segundo e no terceiro escalão da máquina federal. Com o aval de Dilma Rousseff, as nomeações ganharão um ritmo de toque de caixa. Começam a chegar ao Diário Oficial nos próximos dias.

Deve-se a súbita pressa à tentativa do governo de reaglutinar sua infantaria. O Planalto se move por estar convencido de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, prepara o acionamento da engrenagem do impeachment.

Numa tentativa de evitar que a cassação de Dilma se torne um desejo majoritário entre os parlamentares, o Planalto exacerba o fisiologismo. Em meio a sucessivas reuniões de Dilma com seus operadores políticos, o governo trabalha com a perspectiva de fazer ressurgir sua maioria no deserto da Câmara em ritmo de truque cinematográfico.

– Ilustração via Miran.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.