Topo

Josias de Souza

‘Brigar com Cunha é se atracar com um gambá’

Josias de Souza

21/10/2015 05h11

.

Os operadores políticos do Planalto classificaram como um erro primário de Dilma o bate-boca travado com Eduardo Cunha. Na noite passada, em conversa com um senador governista, um ministro de Dilma resumiu a encrenca assim: "Nesse momento, brigar com o Eduardo Cunha é mais ou menos como se atracar com um gambá. Mesmo que vença a briga, você sai cheirando mal."

O que o auxiliar de Dilma declarou, com outras palavras, foi o seguinte: o mal de Dilma discutir com um personagem que a Procuradoria da República considera corrupto é o pessoal que assiste não conseguir distinguir quem é quem. De resto, a dupla nega com tanta ênfase o envolvimento com corrupção que ninguém se arriscaria a discutir com especialistas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.