Topo

Josias de Souza

Fernando Henrique: ‘Mudar pessoa não resolve’

Josias de Souza

21/10/2015 20h14

Leandro Moraes/UOL

No mesmo dia em que o PSDB e seus parceiros de oposição protocolaram na Câmara um novo pedido de impeachment, Fernando Henrique Cardoso declarou que trocar Dilma Rousseff não soluciona a crise. Em palestra para executivos de empresas de tecnologia, em São Paulo, o principal cacique do tucanato jogou água fria na fervura que seus correligionários tentam promover na Câmara.

"Quando o Executivo não tem apoio da sociedade também não tem do Congresso", disse FHC. "No caso atual, nem quero personalizar muito, a estrutura do nosso sistema político é tão antiquada que ela precisa mudar. Se você não mudar essa estrutura não há líder que aguente."

FHC emendou: "Tem que haver mudança da estrutura de comando no Brasil. Não estou falando de impeachment, nada disso. Porque também mudar a pessoa não resolve. Tem que mudar mais coisas do que a pessoa."

Paradoxalmente, o ex-presidente diz que falta liderança capaz e domar a crise: "Todo mundo sabe que a partir da crise fiscal medidas precisam ser tomadas. Mas não há legitimidade para tomar. Não é uma questão técnica. Mesmo que um ministro da Fazenda tenha competência, o Congresso não faz porque sente que não há um consenso nacional nessa direção. Como se sai desse impasse? Sem liderança não sai."

Seja como for, FHC exalta os avanços institucionais. "Se fosse há 20 ou 30 anos atrás, estaríamos discutindo agora os nomes dos generais. Mas discutimos os nomes dos juízes. É um avanço institucional", afirmou. "Hoje estamos discutindo nomes de juízes. Não vamos dar golpe em ninguém. A decisão vai ser dos juízes."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.