Topo

Josias de Souza

Retratado como presidiário, Lula processa Veja

Josias de Souza

04/11/2015 22h12

ReproduçãoLula irritou-se com a capa da edição mais recente de Veja. Foi retratado com vestes de presidiário. Na montagem, as listas pretas do uniforme foram substituídas por nomes de pessoas ligadas a Lula que se encontram sob investigação da Polícia Federal e da Procuradoria da República. O morubixaba do PT decidiu processar a revista por "danos morais". Seus advogados protocolaram a ação no Foro Regional de Pinheiros, na capital paulista.

Sustentam na petição que "não há nenhuma ação penal em curso no país contra o ex-presidente." Por isso, consideram que a imagem de um Lula presidiário "não possui qualquer lastro na realidade fática ou jurídica." Os advogados tacham a imagem de "falsa e ofensiva". E chamam a capa de "sórdida mentira."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.