Topo

Josias de Souza

Líder tucano: ‘Lula pode se candidatar em 2016’

Josias de Souza

09/11/2015 03h59

Antonio Cruz/ABrNum instante em que Lula volta a brandir a hipótese de se candidatar à Presidência em 2018, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), provoca: "Lula não precisa esperar por 2018 para se candidatar de novo. Ele pode concorrer já em 2016, se a Justiça Eleitoral cassar o mandato de Dilma Rousseff, como imaginamos que deve ocorrer." O senador antevê uma "prova dos nove" entre PSDB e PT, na qual Lula disputaria a cadeira de presidente com Aécio Neves.

Traduzindo um sentimento do grupo político de Aécio, o líder tucano afirma que o afastamento de Dilma pelo Tribunal Superior Eleitoral "seria a melhor forma de superar o impasse político que paralisa o Brasil." Em ação que corre no TSE, o PSDB acusa Dilma de ter prevalecido na sucessão de 2014 utilizando a máquina do Estado e financiando-se com recursos da corrupção na Petrobras. O tucanato pede o afastamento de Dilma e também do vice-presidente Michel Temer.

Se esse desfecho se confirmasse, uma nova eleição teria de ser convocada em 90 dias. "Até o calendário colabora para essa solução", diz Cunha Lima. "Teremos eleições municipais no ano que vem. E a eleição presidencial poderia ser feita simultaneamente, sem custos para o Tesouro. Chegaríamos à resolução do impasse consultando a soberania popular. E Lula não precisaria esperando tanto tempo para concorrer novamente."

A "solução" preconizada pelo pedaço do tucanato próximo de Aécio esbarra num inconveniente: a dupla cassação de Dilma e Temer faria de Eduardo Cunha presidente da República por 90 dias, até a realização de novas eleições. "Para que as eleições ocorram, será necessário, primeiro, afastar o presidente da Câmara", declara Cunha Lima. "O Eduardo Cunha não pode presidir o país nem por nove segundos."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.