Topo

Josias de Souza

Lula e PT transferem para Levy culpas de Dilma

Josias de Souza

11/11/2015 04h52

A maior empulhação que Lula e o PT podem cometer contra a plateia no momento é atribuir a Joaquim Levy a responsabilidade pelo mau estado da economia. Ninguém vira presidente com um dígito de aprovação antes de completar um ano de governo por acaso. Quem produziu a ruína econômica não foi o ministro da Fazenda. Foi Dilma Rousseff. Meteu-se na enrascada no seu primeiro mandato, ao fundar uma nova matriz econômica, voluntarista e intervencionista. Encalacrou-se de vez em 2014, quando pedalou o Orçamento para se manter no poder.

Reeleita, deu um cavalo de pau e mudou o rumo de sua prosa. Sem aviso prévio, foi do paraíso dos videoclipes do João Santana para o inferno da vida real. Perdeu a credibilidade. Que é igual à virgindade. Não dá segunda safra. Foi contra esse pano de fundo que Levy trocou a diretoria do Bradesco pela Esplanada dos Ministérios. Disseram-lhe que teria carta branca e votos no Congresso. Não teve nenhuma das duas coisas.

Levy enxergou o focinho do desastre ao flagrar-se com um olho na erosão das contas e outro nos colegas Nelson Barbosa e Aloizio Mercadante. Em pelo menos uma ocasião, disse a Dilma que poderia ir embora, presenteando-a com sua ausência. Ouviu apelos para que ficasse. Súbito, Lula, passou a pregar sua saída. E Dilma parou de fingir que não ouve.

O petismo imagina que, sem Levy, todos os problemas do governo acabarão. Engano. Ainda que Henrique Meirelles –ou um assemelhado dele— tope assumir a Fazenda, o problema continuará despachando no gabinete principal do Palácio do Planalto.

Em resumo, a situação atual da economia, é a seguinte: uma parte do mercado está nervosa porque Dilma diz que Levy fica, mas sabe que é mentira e que o Lula emplacará um substituto a qualquer momento. A outra parte está nervosa porque Dilma diz que Levy fica e sabe que ele fica mesmo, porque Lula ainda não convenceu o Meirelles a assumir. E Dilma está nervosa porque não sabe se diz que Lula voltou a presidir sem a sua autorização ou se autoriza Lula a presidir e não diz. E vice-versa.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.