Topo

Josias de Souza

‘Não podemos ter como única agenda afastamento da presidente’, diz Aécio

Josias de Souza

20/11/2015 20h34

.

Num instante em que a tese do impeachment definha, o senador Aécio Neves começa a virar a página. Nesta sexta-feira, num evento partidário em Belo Horizonte, o presidente do PSDB disse estar convencido de que sua adversária na sucessão do ano passado cometeu crime de responsabilidade com as chamadas pedaladas fiscais. Mas ponderou, pela primeira vez em público: "Não podemos ter como exclusiva agenda das oposições a questão do afastamento da presidente."

Quanto ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dono da gaveta que guarda os pedidos de impeachment, Aécio disse que ele perdeu as condições de presidir a Câmara. Até bem pouco, o tucanato mantinha uma aliança tácita com Cunha. Distanciou-se dele depois que o personagem se aproximou do Palácio do Planalto.

Para Aécio, Dilma não exibe condições de fazer a economia "voltar a girar", criando empregos. E o PSDB, disse ele, pretende atualizar as suas propostas, preparando-se para "o dia seguinte do PT no governo". Ainda em 2015, o tucanato iniciará a elaboração de "um conjunto de propostas no campo social que possam minimizar os efeitos dessa trágica crise na qual o PT nos mergulhou."

Aécio não exclui a hipótese de o PSDB votar a favor de propostas fiscais defendidas pelo governo. Continua torcendo o nariz para a recriação da CPMF. Mas admite audar a aprovar a renovação da DRU, a desvinculação das receitas da União — "…uma demonstração de que o PSDB não é oposição ao Brasil", disse.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.