Topo

Josias de Souza

Petistas cobram do PT definição sobre Cunha

Josias de Souza

22/11/2015 18h42

É grande o incômodo da bancada federal do PT com o papel dúbio que o partido desempenha no caso Eduardo Cunha. Deputados petistas cobram uma posição clara da direção do partido. E querem discutir na Câmara o comportamento a ser adotado pelos três representantes da legenda no Conselho de Ética. O colegiado reúne-se na terça-feira, para tentar votar o parecer do relator Fausto Pinato (PRB-SP), favorável à continuidade do processo sobre a cassação de Cunha.

Dos 60 deputados petistas com assento na Câmara, 34 rubricaram a representação em que o PSOL e a Rede pedem que o mandato de Cunha seja passado na lâmina. A despeito disso, o partido passou a ser identificado como força auxiliar do presidente da Câmara depois que participou do plano para esvaziar a sessão do Conselho de Ética que deveria ter apreciado o parecer contra Cunha na última quinta-feira.

"Esse não é um assunto que possa ser decidido na base do um por todos, todos por um", diz um deputado do PT. Os petistas irritaram-se com o fato de a bancada não ter sido consultada sobre a estratégia de protelar o desfecho do caso Cunha para evitar que ele tumultue a votação dos projetos fiscais do governo ou coloque para andar o pedido de impeachment de Dilma.

Sob a alegação de que a parceria com Cunha impõe um prejuízo coletivo, os petistas cobram a realização de uma reunião da bancada, que deve ocorrer até terça-feira. Quando Cunha era adulado pela oposição, o petismo gritava: "Dessa água não beberei." Agora que PSDB, DEM e PPS tomam distância do personagem, o PT é convidado pelo Planalto a engoli-lo. E parte da bancada petista balbucia: "Mas não vamos nem ferver antes?"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.