Topo

Josias de Souza

Renan reunirá líderes para discutir os desdobramentos da prisão de Delcídio

Josias de Souza

25/11/2015 11h52

Jose Cruz/ABr

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, reunirá os líderes partidários e membros da Mesa Diretora da Casa para analisar o posicionamento a ser adotado pelo Senado diante da inédita prisão do colega Delcídio Amaral (PT-MS). A reunião ocorrerá ainda nesta quarta-feira.

Delcídio foi preso por ordem do STF, sob a acusação de tentar silenciar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, oferecendo-lhe dinheiro e um plano de fuga para que não fizesse delação premiada na Operação Lava Jato.

Também investigado pelo Supremo por suspeita de envolvimento nos desvios da Petrobras, Renan foi informado sobre a novidade no início da manhã. Avisou-o, pelo telefone, o procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O comandante do Senado aguarda o envio pelo STF dos documentos que fundamentaram a prisão de um senador da República em pleno exercício do mandato. Reza a Constituição que a decisão terá de ser confirmada pelo Senado.

No final da manhã, Renan mandou divulgar uma nota oficial. Vai abaixo a íntegra:

"O presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), foi informado, no início da manhã desta quarta-feira (25), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca das diligências envolvendo o senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

O Senado Federal aguarda a remessa das informações pelo STF, segundo o que estabelece a Constituição Federal em seu artigo 53. Posteriormente, o Senado Federal adotará as medidas que entender necessárias.

O presidente do Senado vai reunir os líderes partidários e a Mesa Diretora. Durante o dia, a presidência do Senado Federal atualizará as informações."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.