Topo

Josias de Souza

Na TV, Aécio diz que oposição pode ser ‘a favor’

Josias de Souza

30/11/2015 06h10

.

Acusado por Dilma Rousseff de apostar no caos —"quanto pior, melhor"— o presidente do PSDB, Aécio Neves, utiliza a propaganda institucional do seu partido para vender na tevê a tese de que, sob muitas condições, o tucanato também sabe "ser a favor". Foram ao ar dois comerciais de 30 segundos. Exibidos no final de semana, serão reexibidas pelas emissoras na programação noturna desta segunda-feira.

Numa das peças (acima), Aécio diz que o PSDB sabe o que fazer para superar a crise. "Nós já mostramos isso quando fizemos o Plano Real", disse, antes de oferecer uma receita para Dilma: "o governo tem que parar de errar, de mentir. Parar de gastar mais do que pode, combater a inflação e o desemprego e não mexer nos direitos dos trabalhadores. E, é claro, enfrentar a corrupção com coragem. É assim que um governo sério deveria trabalhar para sua vida voltar a melhorar."

Na segunda peça (abaixo), Aécio esclarece que Dilma precisaria virar ex-Dilma para obter a colaboração do maior partido da oposição: "Se o governo quiser trazer de volta o imposto do cheque, nós seremos contra. Ninguém aguenta mais impostos. Mas se esse mesmo governo reduzir os impostos sobre a folha de pagamento para que as empresas parem de demitir, nós seremos a favor…"

Aécio completou: "…Se o governo, por exemplo, quiser tirar mais direitos que você conquistou, nós seremos contra. Mas se esse mesmo governo quiser se esforçar para baixar a taxa de juros e fazer a economia voltar a crescer, trazendo de volta os empregos, podem contar conosco."

Quer dizer: para colaborar com o governo, o PSDB deseja que Dilma vire sua gestão do avesso. Ou volte para casa.

.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.