Topo

Josias de Souza

Senadores do PT também devem ‘rifar’ Delcídio

Josias de Souza

01/12/2015 02h40

O senador Delcídio Amaral conseguiu transformar a lealdade numa virtude facilmente contornável na bancada do PT. Há seis dias, no plenário do Senado, os senadores petistas garantiram nove dos 13 votos favoráveis ao relaxamento da prisão do ex-líder do governo. Reunido na noite passada, o mesmo grupo de senadores do PT decidiu, por assim dizer, "rifar" Delcídio.

Foram pré-combinadas duas decisões: 1) os petistas não moverão um dedo para evitar a abertura de processo de cassação do mandato de Delcídio no Conselho de Ética do Senado. No mérito, votarão a favor da guilhotina. 2) líder do PT no Senado, Humberto Costa receberá delegação da bancada para defender a expulsão de Delcídio dos quadros partidários na reunião da Executiva do PT, marcada para sexta-feira.

Detido na PF de Brasília, Delcídio ameaça aderir ao programa de delação premiada. Não será por falta de estímulo do PT.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.