Topo

Josias de Souza

‘Votaremos com uma metralhadora no pescoço’

Josias de Souza

01/12/2015 22h56

Petistas confabulam na reunião do Conselho de Ética da Câmara sobre o caso Eduardo Cunha

O Conselho de Ética da Câmara adiou pela terceira vez em três semanas a decisão sobre o que fazer com o processo de cassação do mandato de Eduardo Cunha. Arquivar ou continuar?, eis a questão cuja resposta foi adiada para esta quarta-feira. Duas intervenções deram uma ideia do que pode suceder.

O deputado Zé Geraldo (PT-PA) falou explicitamente da chantagem que paira sobre os três petistas que integram o conselho: "Estamos votando não com a faca, mas com a metralhadora no pescoço, todo mundo sabe que o Cunha trabalha com essa arma. A metralhadora está na mão do Cunha", disse, referindo-se à ameaça do presidente da Câmara de deflagrar o processo de impeachment se não obtiver a solidariedade do PT.

Com o Cunha na mão, os petistas podem enterrar o pedido de cassação do aliado tóxico. Se forem bem sucedidos, a infantaria do acusado tentará aprovar uma punição bem mais branda do que a cassação: uma reprimenda por escrito. Autor do relatório paralelo que sugere o escárnio, o deputado Wellington Roberto (PR-PB) pede aos colegas um tratamento mais camarada para Cunha: "Não precisa expressar tanto rancor para se condenar um colega. […] O que falta aqui é mais humanidade e irmandade."

Humanidade é o outro nome de impunidade. Irmandade é sinônimo de cumplicidade. Já é possível enxergar o pus no fim do túnel.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.