Topo

Josias de Souza

Cunha corre o risco de ser preso, avalia Renan

Josias de Souza

10/12/2015 21h17

Para o encrencado presidente do Senado, Renan Calheiros, o encalacrado comandante da Câmara, Eduardo Cunha, corre o risco de ser preso se continuar manobrando para retardar o processo de cassação que corre contra ele no Conselho de Ética da Câmara.

"A influência dele na comissão vem desde lá de trás", disse Renan. "Mas, se ele continuar destituindo relator, trocando líder, manobrando com minorias, vão acabar decretando a prisão dele."

O comentário foi ouvido pela repórter Marina Lima na noite de quarta-feira. Renan chegava parfa uma festa de confraternização de final de ano oferecida pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira.

Ao chegar à casa de Eunício, Renan falava ao celular. Parou por um instante numa escada externa, no jardim. Falava alto. E foi ouvido pela repórter. O senador citou Cunha no instante em que falava com o interlocutor, não identificado, sobre conversa que tivera com o ministro Jaques Wagner (Casa Civil).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.