Topo

Josias de Souza

No Mercosul, Dilma vendeu um Brasil de fábula

Josias de Souza

21/12/2015 19h08

.

Dilma Rousseff participou nesta segunda-feira, no Paraguai, de uma reunião da cúpula do Mercosul. Ao discursar, disse o seguinte: "Estou certa de que a reorganização do quadro fiscal no Brasil logo trará resultados positivos, junto com o fim da crise política que tem afetado o meu segundo mandato desde o seu início." Ai, ai, ai…

Reorganização do quadro fiscal? Ora, isso é obra por fazer. Fim da crise política? Falta combinar com os russos e com a turma da Lava Jato.

Dilma disse também: "Nós estamos determinados a reduzir a inflação, consolidar a estabilidade macroeconômica, aumentar a confiança na economia e garantir a retomada sólida e duradoura do crescimento com distribuição de renda. Ai, ai, ai. Esses não eram os objetivos de 2015?

A presidente foi mais longe: "Juntamente com uma política fiscal de consolidação, estamos desenvolvendo também um novo ciclo que será marcado por maior estímulo às exportações, ao forte investimento em infraestrutura e energia." Ai, ai, ai…

Reduzir a inflação? Consolidar a estabilidade e a confiança? Retomar o crescimento? Ora, com a inflação em alta, não há estabilidade nem confiança. Muito menos crescimento. Novo ciclo? Investimentos? O que há, por ora, é a velha crise que, por resistente, conspira contra os investimentos.

O discurso de Dilma desperta uma curiosidade: onde se localiza esse Brasil róseo que a presidente vendeu no encontro do Mercosul? Açoitados pela recessão, pela carestia e pelo desemprego, os brasileiros certamente preferirão morar no país de fábula do discurso da presidente a continuar residindo no Brasil real, que a oradora preside com rara ineficiência.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.