Topo

Josias de Souza

Acre inclui aulas sobre corrupção no currículo

Josias de Souza

26/12/2015 18h32

A partir do ano letivo de 2016, as escolas de ensino fundamental e médio do Acre terão de ministrar aulas sobre corrupção aos seus alunos. A disciplina será obrigatória nas redes pública e privada de ensino. Deve-se a providência a uma lei aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado. O nome da matéria é "Política, politicagem e conscientização contra a corrupção."

Chama-se Jairo Carvalho (PSD) o deputado estadual autor da proposta. Aprovado no mês passado, o projeto foi sancionado pelo governador Tião Viana (PT) e publicado no Diário Oficial do Estado em 24 de dezembro. Protagonista de escândalos como o do mensalão e o do petrolão, o Partido dos Trabalhadores apressou-se em trombetear a novidade em seu site.

O texto da lei anota que "o conteúdo programático [da nova disciplina] incluirá o estudo da história da política, os prejuízos com a politicagem e a formação da sociedade contemporânea perante a corrupção, para que os mesmos venham desenvolver nos alunos suas ideologias éticas, morais e sociais, resgatando a contribuição de jovens na política acriana."

Antes de virar lei, ainda na fase de discussão legislativa, o projeto recebera o apoio do Procurador Geral de Justiça do Acre, Justiça Oswaldo de Albuquerque, e da presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Cezarinete Angelim.

Num país em que a corrupção tornou-se epidêmica, a iniciciativa parece meritória. Resta saber como serão preparados os professores que irão ministrar aulas sobre corrupção. A desembargadora Cezarinete colocou a Escola da Magistratura do Acre à disposição para ajudar na implementação da nova lei.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.