Topo

Josias de Souza

Lula está angustiado e se considera perseguido

Josias de Souza

05/02/2016 05h18

O inferno imobiliário e o título de "investigado" trasntornaram Lula. Na definição de um amigo que conversou com ele, o ex-presidente está angustiado. Considera-se perseguido e desrespeitado.

Em silêncio desde 20 de janeiro, quando disse a blogueiros orgulhar-se de não haver no país alma mais honesta do que ele, Lula esboça uma resposta política em complemento à ação de seus advogados. Planeja utilizar as celebrações do aniversário do PT, no final do mês, como palco de sua reação. Os festejos partidários incluirão o desagravo a Lula.

De resto, Lula passou a considerar a hipótese de participar da propaganda de dez minutos que o PT exibirá neste mês em rede nacional de rádio e tevê. Ele havia informado que não daria as caras. Mas cogita reconsiderar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.