Topo

Josias de Souza

PT decide elaborar plano econômico alternativo

Josias de Souza

15/02/2016 19h53

Em reunião com a presença de Lula, o conselho político do PT decidiu que o partido formulará uma estratégia econômica alternativa à do governo petista de Dilma Rousseff. A legenda dara à luz um "Plano Nacional de Emergência", com ênfase na retomada do crescimento econômico.

A crítica ao governo está embutida no próprio nome do plano do PT. Ao atribuir à iniciativa um caráter de "emergência", a legenda como que reconhece a dramaticidade da conjuntura que Dilma tenta presidir. De resto, a decisão de lançar um receituário próprio escancara as divergências do partido em relação às saídas propostas por Dilma.

O PT resiste, por exemplo, à proposta de reforma da Previdência, guindada por Dilma à condição de prioridade. Num instante em que o Banco Central administra os juros de olho no comportamento da inflação, o PT defende a redução das taxas.

Rui Falcão, presidente do PT, diz que o partido defende a mudança da pauta econômica do governo desde julho do ano passado. Nas palavras do dirigente, o PT não deseja interditar debates como o da reforma da Previdência. Mas irá apresentar as suas prioridades.

O movimento do PT surge no dia em que Dilma deflagra uma negociação com os líderes governistas, para tentar apressar a votação de projetos que interessam ao governo. A oposição já avisou que erguerá barricadas contra a emenda que ressuscita a CPMF. Quanto à reforma da Previdência, nada será negociado antes que Dilma vença as resistências do PT. (Leia abaixo trecho da nota divulgada pelo PT após o encontro do seu conselho político)

Trecho de nota oficial do PT sobre a reunião do conselho político

Trecho de nota oficial do PT sobre a reunião do conselho político da legenda

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.