Topo

Josias de Souza

Metade do Conselho de ‘Ética’ é 100% Cunha!

Josias de Souza

02/03/2016 03h08

Às voltas com uma democracia suicida, o Brasil acompanha com apreensão o comportamento de alto risco do Congresso Nacional. No início da madrugada desta quarta-feira, o Conselho de 'Ética' da Câmara voltou a exibir uma clara tendência para a autodesmoralização. O colegiado decidiu, finalmente, abrir um processo de cassação contra Eduardo Cunha. Fez isso, no entanto, de uma maneira que desestimula celebrações eufóricas.

O placar foi apertado, muito apertado, apertadíssimo: dez votos pelo arquivamento do pedido de cassação; dez votos pela continuidade do processo. O presidente do conselho, que só se manifesta em caso de empate, votou contra Cunha. Para garantir esse placar de 11 a 10, o relator da encrenca, Marcos Rogério (PDT-RO), teve de abrandar as acusações contra Cunha. Do contrário, Paulo Azi (DEM-BA) ameaçava engrossar o coro a favor do arquivamento.

Responda rápido: o que é mais vergonhoso, a demora de quase cinco meses para analisar a admissibilidade de um processo tão óbvio ou a constatação de que 50% dos membros do Conselho de 'Ética' da Câmara continuam 100% fechados com Eduardo Cunha?

O Legislativo vive uma época de faltas: falta de vergonha na cara, falta de compromisso público, falta de sensatez, falta de amor próprio, falta de lealdade com o eleitor… Por outro lado, o Parlamento atravessa uma fase de excessos: excesso de corrupção, excesso de cinismo, excesso de manobras, excesso de patrimonialismo, excesso de cumplicidade…

Insista-se: em meio a faltas e excessos, o Parlamento brasileiro vem adotando, não é de hoje, um comportamento de alto risco. Ninguém disse ainda, talvez por pena, mas este é um dos piores Congressos da história republicana. Melhor, talvez, nem dizer isso em voz alta. Aí mesmo é que a democracia pode tocar fogo nas vestes.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.