Topo

Josias de Souza

Cardozo receava que Lula fosse preso pela PF

Josias de Souza

04/03/2016 17h38


O ministro José Eduardo Cardozo, que acaba de ser transferido da pasta da Justiça para a Advocacia-Geral da União, temia que Sérgio Moro, o juiz da Lava Jato, mandasse a Polícia Federal prender Lula. Em privado, ele declarou há dois dias que o eventual encarceramento de Lula provocaria uma "radicalização". Nessa antevisão do ministro, a militância petista, a CUT e movimentos sociais como o MST sairiam às ruas para defender Lula. Para ele, a reação teria desfecho imprevisível.

Cardozo fez essas observações há dois dias. Era comos e farejasse o que estava por vir. Moro não mandou prender Lula. Mas ordenou que fosse conduzido coercitivamente para prestar depoimento sobre as suspeitas que o assediam. O que já foi suficiente para mobilizar sua infantaria de devotos. No Planalto, auxiliares de Dilma temem que ocorram conflitos durante as manifestações conta o governo marcadas para o dia 13 de março.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.