Topo

Josias de Souza

‘Sei que posso ser preso’, diz Lula em privado

Josias de Souza

10/03/2016 15h16

Nas reuniões privadas que manteve em Brasília nas última 48 horas, Lula impressionou alguns de seus interlocutores com uma frase categórica: "Eu sei que posso ser preso a qualquer momento", disse, em pelo menos duas oportunidades. "Estão querendo me prender há dois anos", completou, numa alusão ao período de duração da Operação Lava Jato. Lula se diz "perseguido".

Os temores de Lula são compartilhados pela cúpula do PT e pelos ministros que representam o partido dentro do governo. Daí a pressão que o petismo exerce sobre Dilma Rousseff para promover uma nova reforma ministerial e acomodar Lula numa pasta estratégica do governo. Ministro, ele passaria a usufruir da prerrogativa de foro. E só poderia ser investigado e processado no STF, ficando fora do raio de ação de Sérgio Moro, o juiz da Lava Jato.

A hipótese de Lula ser guindado à condição de ministro virou tema recorrente de conversas entre políticos governistas e oposicionistas. O tucano José Serra, por exemplo, revela-se, em privado, descrente. Avalia que a eventual nomeação de Lula para um ministério seria recebida pelo juiz Moro e pela força-tarefa da Lava Jato como uma afronta. E Lula decerto não esquecerá o fato de que seus familiares —mulher e filhos— continuarão sujeitos à primeira instância de Curitiba.

Também o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, não vê a conversão de Lula em ministro como uma saída banal. Avalia que ela só seria adotada em circunstâncias extremas, já numa atitude de confronto com a opinião pública e o Judiciário. Por ora, Lula nega, mesmo nas conversas reservadas, a intenção de tornar-se ministro de sua afilhada política.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.