Topo

Josias de Souza

Impeachment de Dilma deixaria todos 'vulneráveis', diz Lula aos governistas

Josias de Souza

23/03/2016 18h27

Marcello Casal/ABrImpedido por uma liminar do STF de assumir a Casa Civil da Presidência, Lula estreou nesta semana no papel de articulador político informal do governo. Longe dos refletores, ele tenta reunir uma infantaria parlamentar capaz de deter o avanço do impeachment.

No seu esforço para frear as deserções, Lula diz aos aliados que a eventual saída de Dilma não eliminaria os problemas. Ao contrário, o impeachment aprofundaria a crise. O novo articulador do Planalto recomenda aos aliados que raciocinem com a própria pele. Sustenta que o impedimento da presidente da República deixaria todos "vulneráveis".

Pelo menos um dos interlocutores de Lula ficou com a impressão de que ele se referia à Lava Jato, insinuando que os governistas estão todos no mesmo barco. O interlocutor achou que, em privado, Lula ostenta um discurso que ecoa os diálogos captados pelos grampos feitos pela Polícia Federal por ordem de Sérgio Moro.

Numa das conversas gravadas pela PF, Lula diz a Dilma que Brasília acovardou-se diante da "República de Curitiba": "Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado. Nós temos um presidente da Câmara fodido, um presidente do Senado fodido. Não sei quantos parlamentares ameaçados. E fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e vai todo mundo se salvar. Sinceramente, eu tô assustado com a República de Curitiba."

O curioso é que, mesmo sem impeachment, Lula não tem conseguido proteção nem para si mesmo. Hoje, é investigado por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico internacional de influência.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.