Topo

Josias de Souza

PMDB divulga vídeo em que associa o impeachment à Constituição e Ulysses

Josias de Souza

19/04/2016 12h00

.

Num instante em que Dilma Rousseff e o PT martelam a tese de que está em curso no Brasil um golpe de Estado, o PMDB divulgou um vídeo para defender o contrário. Na peça, o partido do vice-presidente Michel Temer sustenta que os 367 votos que aprovaram abertura do processo de impedimento da presidente "ouviram as vozes das ruas e seguiram a Constituição brasileira…"

Divulgado pela Fundação Ulysses Guimarães, braço acadêmico do PMDB, o vídeo utiliza como trilha sonora o hino nacional brasileiro. Exibe as fotos dos deputados e deputadas que votaram contra Dilma na sessão do último domingo. No final, o comercial anota: "Quando o Brasil quer, o Brasil muda."

A frase foi pronunciada por Ulysses Guimarães em 1988, na sessão em que a Constituição foi promulgada. O comercial do partido exibe como última imagem uma foto histórica de Ulysses, que presidiu o Congresso Constituinte, erguendo um exemplar da nova Constituição, batizada por ele de "cidadã".

Nesta terça-feira, um dia depois de ter reiterado a tese do golpe em conversa com jornalistas brasileiros, Dilma voltou à carga numa entrevista à imprensa estrangeira. Defendeu a adoção no Brasil de "uma grande pactuação democrática". Disse isso num dia em que os líderes dos partidos discutem com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a tramitação do processo de impeachment em suas fases finais.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.