Topo

Josias de Souza

Temer tenta convencer PSDB a entrar formalmente em governo de ‘salvação’

Josias de Souza

22/04/2016 18h43

O vice-presidente Michel Temer está incomodado com o comportamento do PSDB, que resiste à ideia de participar formalmente de um eventual governo do PMDB. Às voltas com a formação do ministério que pretende anunciar assim que o Senado confirmar a abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff, Temer se articula para atrair o tucanato para o que chama de "governo de salvação nacional".

Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves já declarou que seu partido não indicará ministros. Foi ecoado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ambos afirmam que o partido deve dar apoio congressual a uma eventual administração de Temer. Mas sem partilhar cargos. Em reunião de sua Executiva, marcada para 3 de maio, o partido deve oficializar esse entendimento.

O posicionamento do PSDB retarda a definição sobre a participação do tucano José Serra no ainda hipotético governo Temer. Amigo do vice-presidente, Serra é visto como um ministro esperando para acontecer. Falta definir a área em que seria aproveitado. Sabe-se, por ora, que não será ministro da Fazenda, como gostaria. O tucanato não se opõe à participação de Serra, desde que ele vá à Esplanada como uma escolha pessoal de Temer.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.