Topo

Josias de Souza

Moreira acusa Dilma de ‘propaganda enganosa’

Josias de Souza

01/05/2016 18h31

Em tempos de impeachment, o país respira uma atmosfera que faz lembrar a temporada eleitoral. Neste domingo, Dia do Trabalhodor, Dilma Rousseff anunciou numa festa da CUT o reajuste de 9% no valor dos benefícios do Bolsa Família. Aproveitou para insinuar que Michel Temer trama retirar 36 milhões de pessoas do programa caso assuma a Presidência. Welligton Moreira Franco, amigo e futuro integrante da equipe de Temer, respondeu com acidez: "A presidente Dilma Rousseff insiste na manipulação e na propaganda enganosa", anotou Moreira, em mensagem no Facebook.

Nesta segunda-feira, a equipe de Temer deve divulgar o documento 'Travessia Social', que expõe os objetivos de um provável governo Temer para o setor. "A proposta da Travessia Social é manter o Bolsa Família para todos! E melhorar para os 5% mais pobres", escreveu Moreira.

A clientela do programa não era brindada com um reajuste desde meados de 2014. A inflação acumulada desde então roça a casa dos 20%. Moreira ironizou: "O último aumento dado pelo governo foi em junho de 2014, véspera das eleições e sem considerar a inflação. E só agora, anuncia um novo reajuste. O povo não é bobo!"

Prestes a assumir a Presidência caso o Senado aprove o afastamento de Dilma por até seis meses no dia 11 de maio, Temer vinha se equipando para anunciar o reajuste do Bolsa Família nos primeiros dias de sua gestão. Sem esperanças de se manter no cargo, Dilma antecipou-se ao vice. Fez isso sem dizer de onde sairá o dinheiro para custear a nova despesa.

Dilma afagou também a classe média, anunciando uma correção de 5% na tabela do Imposto de Renda sobre Pessoa Física. Sobre isso, Moreira silenciou.

.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.