Topo

Josias de Souza

‘Nada de desespero’, diz Rui Falcão a militantes

Josias de Souza

02/05/2016 15h39

Marlene Bergamo/FolhaEm mensagem dirigida à militância do PT, o presidente do partido, Rui Falcão, pediu: "Nada de angústia ou desespero. É hora de manter a unidade e reforçar a luta." As palavras foram veiculadas no site da legenda nesta segunda-feira, num instante em que o Senado discute o impeachment de Dilma Rousseff.

Falcão referiu-se à provável gestão peemedebista de Michel Temer, a ser instalada caso Dilma seja afastada, como um "governo títere, ilegal e ilegítimo." Entre os significados do vocábulo "títere", os dicionários anotam "testa de ferro" ou "governante sem poder ou posição própria, que representa interesses alheios."

Hoje, dá-se de barato que o Senado afastará Dilma do cargo de presidente por até 180 dias, para que ela seja julgada. Contra isso, anotou Falcão, a estratégia do PT será denunciar no Brasil e no exterior o que o partido chama de "golpe". O presidente petista anunciou duas manifestações.

No dia 5 de maio, véspera da votação do parecer sobre o afastamento de Dilma na comissão especial do impeachment, "atos contra a mídia monopolizada". No dia 10 de maio, véspera da votação no plenário do Senado, um "dia nacional de paralisações". Falcão não informou o que vai parar.

Não há na mensagem de Rui Falcão nada que se pareça com uma estratégia para reverter a atmosfesta de derrota que envolve o governo no Senado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.